Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Linguagem e Sociedade

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Doutorado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Costa, Gláucia de Jesus

Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva


Assunto: Multiletramentos,Letramento,Aprendizado colaborativo,Tecnologia educacional,Professores - Formacao,Multiliteracies,Literacy,Colaborative learning,Educational technology,Teachers - training


Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo é descrever e analisar, com base na perspectiva dos novos/multiletramentos, o potencial do Portal do Professor do MEC como espaço de enriquecimento da prática pedagógica do professor e de apoio aos processos de formação continuada por meio da colaboração em rede. Para o tratamento dos dados, elegi a pesquisa documental de base qualitativa. O corpus da pesquisa é o Portal do Professor do MEC. Na análise dos dados, apresento uma descrição dos elementos constitutivos do portal conjuntamente com as respectivas considerações sobre a funcionalidade desses elementos no processo de formação dos professores da Educação Básica. Essa descrição é realizada em uma perspectiva multimodal baseada nas categorias de análise propostas por Luc Pauwels (2012). O referencial teórico que embasa a pesquisa está ancorado nos estudos multimodais, nos pressupostos dos Novos letramentos e da Pedagogia dos Multiletramentos. São discutidas também questões sobre formação de professores, sobretudo em ambientes digitais, e colaboração em rede. No decorrer das análises e discussões desta pesquisa, procuro responder as seguintes questões: que elementos sinalizam e sustentam que o Portal do Professor tem o potencial de promover enriquecimento da prática pedagógica do professor? Que espaços do portal integram elementos capazes de orientar o professor em sua prática docente, bem como associar-se aos pressupostos dos multi/novos letramentos? Quais recursos são adotados pelos idealizadores e mantenedores do Portal do Professor para assegurar que, em meio a tantas outras fontes de pesquisa disponíveis na web 2.0, certifiquem o Portal do Professor como uma fonte eficaz para a formação de professores? As análises dos dados sinalizam que, se, por um lado, o Portal do Professor se coaduna com os modelos de educação contemporânea por ser um ambiente virtual e reunir um conjunto interligado de ferramentas, páginas, documentos de hipertexto, tutoriais, links e ambientes capazes de propiciar o exercício de colaboração em rede entre professores, por outro também deixa a desejar quanto a sua função de portal, pois a falta de atualização periódica de conteúdo, de informações, de novos materiais para estudo, coloca, de certa forma, à prova sua credibilidade e, possivelmente, sua retroalimentação. As conclusões decorrentes deste estudo visam colaborar com as discussões acerca das inúmeras possibilidades que o professor da educação básica pode dispor de formação continuada ao transitar por ambientes digitais, além de apontar a possibilidade de planejar ações didáticas que possam ser agregadas a outros recursos já existentes em sala de aula, aprimorando, assim, sua prática docente, tornando-a verdadeiramente reflexiva e transformadora


Abstract: Abstract: The main purpose of this study is to describe and analyse, based on the assumptions of new/multiliteracies, the potential of MEC¿s Portal for Teachers as a space for enriching the pedagogical practice of the teacher and supporting the processes of continuing education through network collaboration. The data will be dealt with as a document-based research in accordance with the qualitative approach. The research corpus is MEC¿s Portal for Teachers. The data analysis includes a description of the elements that constitute the portal together with the considerations about the functionality of these elements in the professional development of elementary teachers. This description carries a multimodal perspective based on categories of analysis proposed by Luc Pauwels (2012). The theoretical framework adopted here has its roots in the multimodal studies, in the assumptions of New Literacies (LANKSHEAR, KNOBEL, 2011 [2007]) and in the Pedagogy of Multiliteracies. A few issues on teachers¿ professional development will also be discussed, especially the ones concerning digital environment and online collaboration. As the analyses and discussions of this research progress, I will aim to answer the following questions: which elements indicate and support that the Portal for Teachers, in fact, contribute to the enrichment of teachers pedagogical practice? Which part of the portal gathers together elements that are able to guide the teachers into their teaching practice and, at the same time, associates with the assumptions of multi/new literacies? The data analyses show that, on the one hand, the Portal for Teachers follows the trends in contemporary education in the sense that it is a virtual environment and it has a range of interconnected tools, pages, hypertext documents, tutorials, links and environments that are able to offer the experience of online collaboration among teachers, but on the other hand, it fails to fulfill its function as a portal because lack of periodic update of content, information and new study material puts, somehow, its credibility and possibly its feedback to the test. The conclusions this study brings are supposed to cooperate with the discussions about the many possibilities of continued professional development that the elementary teachers may have when they use digital environments, and besides, also the chance to plan teaching actions that could be associated with other resources that already exist in the classroom. Thus, it can improve the teachers¿ practice making it truly reflective and transformative


Referência: COSTA, Gláucia de Jesus. Os multi/novos letramentos subjacentes à colaboração em rede e à formação continuada de professores da educação básica no Portal do professor do MEC . 2019. 1 recurso online (198 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.

Tags: